mesmo antes dos portugueses chegarem aqui. O conhecimento indígena muito apurado contribuiu com a grande maioria de plantas para serem utilizadas como medicamento.
Pode-se utilizá-las de várias as maneiras: em chás, garrafadas, xaropes, cheiros e defumadores, em banhos e em banhas.
No preparo dos remédios é comum a classificação como: remédio fino, remédio fresco e remédio quente:
Remédio fino:
Provoca transpiração excessiva, por isso o doente não pode se molhar na água fria. Os remédios fino são: gendiroba (torrada e moída) tomada sem dieta, é bom para dores de cólica e de estômago, guiné (raiz na pinga) bom para dor e reumatismo, alho (chá) contra dor de dente.
Remédio quente:
O remédio quente põe a doença e o calor para fora do corpo. Usado em doenças como: sarampo, febre, catapora, coqueluche, bexiga, gripe, asma e outros. São os seguintes: carro santo, pimenta-do-reino, raiz de fedegoso, cravo, amendoim, alfavaca, unha danta, sabugueiro, gengibre, agrião, hortelã, limão (assado), laranja tanja, levante, anador e outros. O remédio quente incomoda o fígado, os rins e o intestino.
Chá medicinal:
É uma das maneiras mais utilizadas das plantas medicinais.O Chá consiste na infusão em água quente da folha, fruto, casca, raiz, flor, graveto ou qualquer outra parte da planta com o intuito de retirar seu extrato com o qual se mistura a água resultando no chá.
Eis alguns chás muito utilizados na farmacopéia popular:
Alcaçuz: chá de Alcaçuz há 3000 anos trata das doenças dos chineses. O alcaçuz é uma planta cuja raiz adocicada permite um chá com ação diurética, laxante, expectorante e calmante. Funciona como antiinflamatório, acalma a dor e é um poderoso antialérgico. Indicado como chá para :inflamações do ventre; inflamações de vias urinárias; Calmante de dores e combate a cárie dentária. Preparo e uso:Infusão da raiz do alcaçuz podendo ser tomado quente ou em doses diárias frias em dosagens normais.
Alecrim: o alecrim é uma poderosa erva que mantém em sua constituição o poder de um chá fortíssimo contra hipertensão , anti-reumático, diurético etc., e ainda, quando feito um caldo forte de suas flores e folhas torna-se um excelente anti-séptico de pele e estimula o crescimento capilar. Seu chá é indicado para: esgotamento cerebral, tênue depressão, distúrbios intestinais, dismenorréia, colecistite crônica e dores reumáticas.
Remédios Populares
Existem outros produtos que não são plantas ou que se misturam a elas para formar alguns Remédios Populares, estes Remédios podem ser associações de ervas a material animal,ou apenas o material de origem animal,ou ainda Remédios que não têm origem nem animal nem vegetal e é muito difundido nos meios rurais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário